Centro de Estudos Culturais e de Acção Social
RAIO DE LUZ
Sobre nós
O Centro de Estudos Culturais e de Acção Social Raio de Luz, foi fundado em 12 de Dezembro de 1979, por Escritura Pública, em Sesimbra, como Associação de Estudo, Defesa e Divulgação do Património Cultural e Natural.
Reconhecida a sua atividade, foi declarado Organismo de Utilidade Pública em 2 de Maio de 1984, por despacho do Senhor Primeiro Ministro.
Por Decreto do Senhor Bispo de Setúbal, D. Manuel da Silva Martins, de 26 de Maio de 1985, o Centro torna-se Pessoa Moral Canónica.
Em 3 de Março de 1998 é alterada a sua denominação para Centro de Estudos Culturais e de Acção Social Raio de Luz, por forma a poder desenvolver a vertente social, sendo reconhecida como IPSS por declaração da Direção Geral da Ação Social.
O Centro de Estudos Culturais e de Acção Social Raio de Luz tem como linhas de orientação:
-
Promover, estudar e divulgar o Património Cultural e Ambiental.
-
Edita mensalmente o Jornal Regional RAIO DE LUZ.
-
Manter em funcionamento, desde 10 de Outubro de 1987, a Biblioteca D. Manuel da Silva Martins com o Serviço de Leitura Pública e empréstimo domiciliário de livros.
-
Promover Exposições de diversa temática.
-
Promover visitas guiadas.
A Instituição tem já edificada a Unidade Cultural e a Unidade Social valência de Centro de Dia e de apoio domiciliário, está igualmente concluída e encontra-se em fase de obtenção das licenças de utilização e aquisição de equipamento. O edifício está implementado num terreno com a área de 1616m2 cedido pela Câmara Municipal de Sesimbra.
O edifício é constituído por cave, rés-do-chão, primeiro e segundo andar, e destina-se à implantação dos seguintes serviços:
A construção do Centro Cultural e após a elaboração e aprovação dos estudos e projetos necessários iniciou-se com o lançamento da Primeira Pedra em 23 de Março de 2001, com a presença do Sr. Bispo de Setúbal, D. Gilberto Délio Canavarro dos Reis, do então Ministro do Ambiente e Ordenamento do Território, Engº. José Sócrates, Autarcas Sesimbrenses, Empresários e de inúmeros convidados.
O Centro Cultural foi inaugurado em 13 de Novembro de 2008 pelo Sr. Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social em representação do Senhor Primeiro Ministro, Engº. José Sócrates e solenemente Benzido por Sua Excelência Reverendíssima o Senhor Bispo de Setúbal, D. Gilberto Canavarro dos Reis.
Com abertura para breve, o Centro Social vai contemplar:
- Centro de Dia para 60 Idosos
- Serviços de Apoio Domiciliário a Idosos e/ou dependentes
- Serviço de Apoio a Crianças/Jovens
- Ateliês de Pintura, Artes Gráficas e Carpintaria
Estão previstos, a criação de 11 postos de trabalho.
A aprovação dos estudos e projetos foi elaborada por uma equipe técnica pluridisciplinar, com arquitetura do Arq. Paulo Braula Reis e licenciamento pela Câmara Municipal de Sesimbra e a sua construção ascendeu a um encargo superior a 870.000,00 €, comparticipado pelo Programa PARES, Município, fundos da Instituição e Mecenato.
Pretende-se que projeto social do Centro de Estudos Culturais e de Acção Social Raio de Luz contemple ainda um polo vocacionado para Lar e Residência Assistida para 60 idosos. Esta valência será edificada num terreno, doado para este efeito, localizado na Estrada da Assenta e com uma área de 12 500,00 m2.